O NOME MEDEIROS
A origem do nome MEDEIROS é controversa. Alguns genealogistas entendem que se origina do termo português meda que significa “empilhado, amontoado” o que leva à dedução que medeiro seria aquele que fazia meda ou vivia em lugar onde haviam medas ou ainda, alguém cujo trabalho era empilhar algo ou que vivia perto de algo empilhado. Em informação de diconário, o termo Meda (substantivo feminino) significa monte cônico de trigo, de lenha , monte , montão. Assim, medeiro (substantivo masculino), lugar em que se juntam medas de milho.
Para os seguidores dessa hipótese, o patriarca deste grupo familiar foi Martim Sanches das Medas, que viveu durante o reinado de Afonso III e que lutou bravamente durante a batalha do Porto no ano de 1245. Nesta batalha , o mencionado cavaleiro foi o portador-mor do Conde D. Martim Gil de Soverosa , importante senhor da época. O nome Medeiros só veio a ser usado pela terceira geração de Martim Sanches das Medas.
Uma segunda corrente de genealogista pontua que o sobrenome português Medeiros deriva de um local chamado Medeiros, latitude Norte 41û 48' 00, longitude Oeste 7û 47' 00 , na freguesia de Vila de Chã, no conselho de Montalegre, distrito de Vila Real.
O cidadão mais antigo que a história reconhece usando o sobrenome MEDEIROS é Rui Gonçalves de Medeiros que dizem ser filho de Gonçalo Martins das Medas e neto de Martim Sanches das Medas.
Um ramo de Medeiros fixou-se no século XV no Algarve e outro ramo, também no mesmo século, na Ilha de São Miguel, ambos oriundos de Ponte de Lima
Fonte: ARMORIAL LUSITANO: Genealogia e Heráldica. Representações Zairol Ltda. Lisboa, 1961, pág. 352
Nenhum comentário:
Postar um comentário