Filho de Francisco Faustino de Medeiros e Francisca Maria da Conceição, nasceu em 1898, no distrito de Santana, em Mossoró.Era conhecido na familia como "Tico Faustino" ou "Ticão".
Eram seus irmãos: Vicente Faustino (conhecido como Vicente Queixinho), Antonio Faustino (conhecido como Antonio Boieiro), Raimundo Faustino (conhecido como Raimundão), Júlio Faustino, Luzia Faustino (com o apelido de Bibi) e Vicência Faustino.
Durante a infância e juventude, residiu com os pais e irmãos na localidade denominada Curral de Baixo, distrito de Mossoró.
Segundo o registro localizado no arquivo da Catedral de Santa Luzia, Francisco Tibúrcio de Medeiros casou-se como Altina Regina Bezerra no dia 4 de março de 1922, na Igreja Matriz de Santa Luzia, em Mossoró, com ato celebrado pelo Padre Elesbão Gurgel e testemunhado por Vicente Faustino Sobrinho e Vicente Geraldo. À época do casamento, contava ele 23 anos e ela apenas 19 anos de idade. Do casamento tiveram os seguintes filhos: Manoel Bezerra, Dionísio Bezerra, Rubens Bezerra, Luiz Bezerra, Antonia Bezerra, Maria Bezerra e Francisca das Chagas Bezerra.
Por volta de 1929 morou com a família no município de Martins, na região Oeste do Estado, trabalhando num sítio de propriedade de Pedro Barbosa, onde permaneceu por pouco mais de um ano.
Faleceu aos 35 anos de idade, no dia 8 de julho de 1933, às 14:00 horas, no Hospital de Caridade de Mossoró, tendo como declarante do óbito, o seu pai Francisco Faustino de Medeiros, conforme consta do registro nº 1.838, de fls. 44 v, lavrado por Vicente Leite de Oliveira e subscrito por Manoel Teixeira de Holanda, Oficial do Registro Civil, no Livro C-5, do 1º Cartório da Comarca de Mossoró.
As informações colhidas entre os filhos, dão conta que faleceu devido a complicações do sarampo.